O uniforme dos atletas confere segurança e ajuda na contagem dos pontos. As vestimentas possuem sensores eletrônicos e são feitas de materiais resistentes.
Os golpes na esgrima são muito rápidos. Por isso, dispositivos elétricos são utilizados para captar os toques feitos com as armas. Entenda como funciona:
A ponta da arma vem equipada com um sensor que lembra um botão. Quando pressionada, acende a luz no aparelho de sinalização.
Depois de participar das últimas três Olimpíadas, o paulista chega amadurecido à disputa em casa. Classificou-se aos Jogos pelo ranking mundial - não precisou da vaga de país-sede - e confia que terá seu melhor resultado. Medalhista de bronze no sabre individual no Pan de Toronto, o brasileiro é a maior esperança de medalha nacional no esporte.
O venezuelano conquistou em Londres-2012 a primeira medalha de ouro olímpica de seu país em 44 anos. Voltou para Caracas com honras de herói nacional. Limardo, que treina na Polônia, já foi campeão no Rio. Em 2007, foi ouro no Pan-Americano, recordação que lhe dá ainda mais moral para tentar o bicampeonato no Brasil.
Toque: Golpe, com a ponta da arma ou corte com a borda do sabre que vale um ponto
En garde: Expressão francesa para "em guarda". Usada no início do duelo ou após uma interrupção.
Cartão preto: Sinaliza a expulsão do esgrimista.
Plastrão: Proteção usada sob a roupa do atleta.
A esgrima faz parte do programa olímpico desde 1896, em Atenas, na primeira edição da Era Moderna. O Barão Pierre de Coubertin, conhecido como fundador dos Jogos, era praticante do esporte.
Fonte: Redação. Infografia: Gazeta do Povo.