Quatro modalidades do exercício são indicadas a todos os que fazem abdominais. São de fácil acesso para quem inicia a atividade e intensificam os trabalhos de quem é praticante assíduo.
20 a 40 repetições por dia
Mantenha a zona lombar no solo e contraia os abdominais. Eleve o queixo e os ombros em direção ao teto. Volte devagar à posição inicial. Cada repetição deve durar de 3 a 4 segundos.
Erros comuns: os praticantes fazem força com o pescoço e com os braços e não otimizam o exercício no abdômen. A força deve ser feita na região abdominal.
10 repetições por dia
Mantenha a zona lombar no solo. Com as mãos, faça o movimento de elevação, e volte à mesma posição.
Erros comuns: assim como na abdominal tradicional, muita gente faz força com o pescoço e com os braços.
30 vezes de cada lado a cada dois dias
Faça a elevação como se estivesse tentando encostar o cotovelo do braço que está flexionado no joelho da perna apoiada. Inverta o lado após concluir.
Erros comuns: muitas pessoas puxam o joelho cruzado no sentido do braço flexionado. O membro inferior fica imóvel enquanto o superior se aproxima no movimento abdominal.
20 repetições a cada dois dias
Com a região lombar, jogue os membros inferiores para cima, contraindo a região abdominal. O peso das pernas dá resistência para a realização do exercício.
Erros comuns: muitos praticantes costumam dar impulso com as pernas para realizar a atividade. Toda a força deve ser feita pela região lombar, sem tomada de impulso para cima.
Fonte: Redação. Infografia: Gazeta do Povo.