A Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em parceria com a Neoway, cruzou informações de bases públicas para traçar os dados socioeconômicos dos 13 principais polos de tecnologia do país. As principais conclusões você confere a seguir:
Os principais polos tecnológicos do país são jovens. Em Recife e Brasília, por exemplo, a idade média das empresas de tecnologia da região é de 7 anos. Já Porto Alegre e Blumenau têm os polos mais "experientes" do estudo, com empresas com idade média de 12 anos.
Apesar da pouca idade, as empresas de tecnologia já possuem faturamento anual milionário.
Os principais polos de tecnologia do país têm, em média, 130 empresas do setor a cada 100 mil habitantes. O destaque fica para Belo Horizonte com 331 empresas por 100 mil habitantes.
205 é o número médio de empreendedores a cada 100 mil habitantes nos polos pesquisados. Novamente, Belo Horizonte se destaca e concentra o maior número de empresários por habitantes.
As empresas de tecnologia também empregam um volume alto de pessoas. Florianópolis, por exemplo, tem quase 3 mil funcionários trabalhando no setor a cada 100 mil habitantes.
Fonte: Acate Tech Report 2015, feito a partir de dados de 2015. Infografia: Gazeta do Povo.