Confira qual é o custo e consumo mensais de eletrodomésticos:
Confira dicas para economizar energia e reduzir a conta de luz em casa:
Evite situações que ocasionam perda de energia, como o uso de benjamins — os populares "Ts" —, bastante comuns para adaptar os eletrodomésticos às tomadas de três furos.
Equipamentos em stand by consomem energia. Então, deixe o controle remoto de lado e utilize o botão on/off para desligar televisores, aparelhos de som, o box da TV a cabo e o DVD.
Os fabricantes de eletrodomésticos oferecem equipamentos de baixo consumo de energia. Opte por modelos que tenham boa classificação no selo Procel, que indica os produtos com os melhores níveis de eficiência energética em cada categoria.
Trocar as lâmpadas incandescentes e as fluorescentes por modelos LED ajuda na redução do consumo de energia. Apesar de serem mais caras (entre R$ 20 e R$ 200), elas consomem até 90% menos energia e têm vida útil de cerca de 25 mil horas.
Instalar placas solares para aquecer a água ou tornar o chuveiro "flex" — com uma instalação mista que una eletricidade e aquecimento a gás de passagem — são alternativas para reduzir o gasto deste que é um dos principais vilões do consumo de energia de uma residência.
Mantenha os vidros e os eletrodomésticos limpos. Camadas de poeira podem impedir a passagem da luz natural ou aumentar a temperatura dos equipamentos, o que também ocasiona perda de energia.
Diferentes aplicativos para celulares, como o Casa Virtual Furnas, possibilitam simular situações de consumo e de economia de energia na residência. Há apps disponíveis para Android e iOS.
Ilustrações: Fabiane Lima.
Fonte: Tabela Procel e INMETRO. Infografia: Gazeta do Povo