Entenda como funciona o sistema de criptografia de ponta-a-ponta utilizado pelo WhatsApp, que em breve também estará no Messenger, do Facebook:
A criptografia é uma maneira de garantir que, quando você envia uma mensagem, a única pessoa que poderá ler será o destinatário dessa mensagem, seja um contato ou grupo. Isso ajuda a tornar a comunicação totalmente privada – como uma conversa cara a cara, reforça o WhatsApp.
1
Ao ser enviada de seu telefone, pelo servidor do WhatsApp, a mensagem é embaralhada e o conteúdo fica inelegível. Cada mensagem recebe um cadeado único e somente você e o destinatário possuem uma chave especial para abrir esse cadeado e ler a mensagem – é essa chave que “transforma” algoritmos em um texto ou imagem que faça sentido para quem recebeu.
2
A chave capaz de decifrar as mensagens é diferente para cada usuário e fica no próprio celular - ou seja, ela não é encaminhada junto da mensagem em si. O que é um dos argumentos para o WhatsApp dizer que não tem acesso ao conteúdo das mensagens que passam por seus servidores.
3
Além disso, após usada, essa chave desaparece e não pode ser usada novamente.
4
Todo esse processo é automático e ocorre sem que você perceba.
5
A proteção vale não só para textos, mas também para ligações, fotos, vídeos, arquivos, e mensagens de voz trocadas por meio do aplicativo.
6
A criptografia garante que as mensagens não possam ser lidas por hackers ou terceiros que consigam acesso aos servidores ou às redes pelas quais as mensagens são enviadas.
7
O WhatsApp afirma que não guarda as mensagens (mesmo inelegíveis) após elas terem sido enviadas e nem mesmo funcionários do aplicativo podem visualizá-las. Por outro lado, o app tem acesso aos “metadados” dos usuários e pode identificar o nome de um usuário e com quem ele se comunicou.
1 A criptografia de ponta-a-ponta está sempre ativada, desde que os usuários que estão trocando mensagens estejam usando a versão mais recente do aplicativo.
2 Saber se o recurso está habilitado é fácil. Ao iniciar uma nova conversa, deve aparecer uma caixa de texto com o seguinte conteúdo: “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”.
O WhatsApp garante que não há nenhuma maneira de desativar a criptografia – nem mesmo a própria empresa consegue fazer isso.
Há uma maneira de se certificar de que uma conversa entre você e outra pessoa específica está sendo realmente criptografada. Essa confirmação, no entanto, é opcional e não serve para habilitar a criptografia – que está habilitada 100% do tempo, vale lembrar.
1 Para fazer a confirmação, abra a conversa com a pessoa.
2 Toque no nome do contato para abrir a tela de dados. Ao clicar em “Criptografia”, aparecerá um QR Code e um código de 60 dígitos embaixo.
3 A maneira mais fácil, caso você e o contato estejam próximos, é um de vocês escanear o QR Code do outro. Se o QR Code for o mesmo para vocês dois, uma marca de tique verde irá aparecer. Isso significa que a conversa de vocês está mesmo protegida.
4 Outra opção é mandar o código de 60 dígitos para o seu contato. Ele deve comparar com o número de 60 dígitos que se encontra na tela de dados do seu nome.
Fonte: Redação. Infografia: Gazeta do Povo.