O Google 'Minha Atividade'

O que é exatamente?

É basicamente uma linha do tempo que mostra o que o Google tem salvo sobre suas atividades online, desde o tempo em que a gigante de buscas começou a rastrear você.

Como acessar

Para acessar a ferramenta, é preciso acessar o link:

https://myactivity.google.com

Você provavelmente será solicitado a colocar sua senha do Google novamente, como uma medida de segurança.

Em seguida, aparecerá uma grande lista cronológica de coisas que você já fez usando os serviços do Google – as buscas que fez, vídeos que viu no YouTube e sites que visitou, por exemplo. Isso, considerando que você não bloqueou esse tipo de coleta e rastreamento de informações antes, claro.

Você pode inclusive fazer uma pesquisa rápida para buscar um registro ou atividade específica que o Google salvou: basta clicar no ícone da lupa que aparece no topo da página, no canto direito. Também é possível filtrar a linha do tempo por dado ou tipo de atividade.

Apagar conteúdo rastreado

Eu posso deletar os registros guardados?

Sim! E é bastante simples apagar os registros (que por sua vez não podem mais ser usados pelo Google).

Como apagar os registros

  1. Encontre a atividade que quer apagar, o que é bastante fácil por meio da barra de busca no topo da página, ou no ícone da lupa no canto direito.

  2. Abra um pequeno menu ao clicar nos três pontos verticais no canto direito da caixa do registro.

  3. Escolha a opção “Excluir”.

Você também pode deletar várias coisas ao mesmo tempo, clicando nos três pontos verticais no topo da linha do tempo, na barra azul. Em seguida, escolha “Excluir atividade por” e selecione, na próxima página, um período de tempo ou a opção de exclusão por tipo de tópico ou produto.

Se você quiser apagar todos os registros de uma vez só, basta clicar na data e escolher “Todo o período”.

Parar rastreamento

E se eu quiser que o Google pare de guardar esse tipo de informação?

Você pode dar um “pause” na coleta de dados da empresa quando quiser. Para isso, é preciso acessar o link https://myaccount.google.com/activitycontrols . Nesta página, você pode ordenar que o Google pare de salvar informações sobre coisas como suas buscas, histórico de localização e de visualizações no YouTube. Basta clicar no botão azul no canto direito de cada caixa.

Se olhar a linha do tempo do Minha Atividade te deixou meio paranóico, você também pode checar uma outra ferramenta chamada Google’s Privacy Checkup. O recurso, que pode ser acessado por meio do link https://myaccount.google.com/privacycheckup, usa uma interface simples para lhe ajudar a gerenciar os registros guardados pelo Google e também para que você decida que tipo de informação sobre você pode ser tornada pública em serviços como o Google+.

Há um lado ruim em deletar meus registros ou impedir que eles sejam guardados?

Bem, há definitivamente um lado ruim para o Google. A gigante de buscas ganha a maior parte de seu dinheiro ao distribuir anúncios direcionados, o que é muito fácil justamente devido ao tipo de informações que ela possui sobre as atividades online dos usuários.

Isso significa que limitar os dados que o Google registra provavelmente vai fazer com que você veja menos anúncios relevantes que conversam com os seus interesses. E, além dos anúncios, o Google usa esse tipo de informação para ajudar a personalizar seus produtos conforme as preferências dos usuários, o que pode trazer uma experiência online mais conveniente.

O Google já disse, por exemplo, que guardar o histórico de buscas e localização pode fazer com que os resultados apareçam mais rápido e surjam mais opções de rotas e estabelecimentos no aplicativo Maps.

Fonte: Redação. Infografia: Gazeta do Povo.